As estimativas do câncer no Brasil e no mundo saltam a cada ano, colocando no topo do ranking de causas de morte, atrás apenas das doenças cardiovasculares. Levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca) – Estimativa 2012 – Incidência de Câncer no Brasil –aponta sete novas localizações de tumores que vêm aumentando as estatísticas, entre elas o de laringe – um dos tipos mais comuns de câncer de cabeça e pescoço.
Segundo Fernando Cotait Maluf, chefe da Oncologia Clínica do Centro de Oncologia do Hospital São José, os tumores malignos de cabeça e pescoço correspondem a 6% de todos os tipos de câncer, respondendo por 644 mil novos casos e 352 mil óbitos a cada ano. Comum em pessoas com mais de 40 anos de idade, a manifestação desse tipo de tumor é até três vezes mais recorrente em homensdo que em mulheres.
A população masculina sofre mais as consequências do vício do cigarro. O tabagismo – além de fazer mal aos pulmões – é a causa de 95% dos casos de câncer de laringe. O álcool não fica longe dos principais fatores de risco para esse tipo de tumor, ainda mais quando associado ao vício do cigarro.
“O tabagismo e o álcool são os grandes responsáveis pela maioria dos tumores de cabeça e pescoço, especialmente quando associados. Fumantes – e ao mesmo tempo etilistas – apresentam risco de 40 a 100 vezes maior de desenvolver um câncer de laringe“, ressalta o especialista.
Os fatores que influenciam o aparecimento do câncer de laringe não param por aí. A própria poluição e infecções pelo papilomavírus humano (HPV) contribuem para alavancar as estatísticas.
Fonte:EsteticDerm
http://www.esteticderm.com.br/?p=2561