Novas tecnologias afinam características vocais
Electrolaringografia baseia-se na colocação de eletrodos na laringe
Filipa Lã, docente no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (UA), utiliza um software que permite avaliar o tom e os parâmetros acústicos pretendidos dos seus alunos. A nova técnica permite observar por meio de um computador a afinação, timbre e tipos de fonação de uma determinada by Text-Enhance”>tarefa vocal. O registo visual ajuda ainda a compreender e identificar se a pessoa canta no tom pedido e com as características acústicas recomendáveis ao estilo musical, neste caso, o canto lírico.
A electrolaringografia, técnica não invasiva que consiste na colocação de dois eléctrodos externamente à laringe, permite à docente acompanhar o padrão de vibração das pregas vocais dos seus alunos, tornando o ensino do canto mais eficiente, quer em termos de otimização vocal (produção com menor esforço, mas com maior projeção vocal) quer em termos de aquisição de uma técnica vocal saudável, fundamentada em conhecimento científico e tácito.
Outra novidade é a medição da pressão subglótica – um parâmetro fisiológico fundamental à by Text-Enhance”>saúde do cantor – pela qual a docente aperfeiçoa o desempenho vocal. São várias as situações de abuso da voz que advêm da projeção vocal fundamentada apenas no aumento da pressão subglótica.
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=57587&op=all
Fonte:Ciência Hoje