O diretor da ABLV e coordenador nacional da Campanha da Voz, Dr. Gustavo Korn, fala em entrevista exclusiva sobre esta 16ª edição, que ocorrerá nos dias 12, 13 e 16 de abril, no Parque do Povo. Confira!
Como a Campanha da Voz contribui para a expansão de informações para o público sobre os cuidados com a saúde vocal?
Gustavo Korn: Por meio de ações de orientação e conscientização, a Campanha da Voz promove um processo de sensibilização permanente em relação aos cuidados com a voz. A iniciativa tem por finalidade reforçar essa mensagem constantemente. Cada ano da nossa Campanha é um tijolo na grande construção que estamos fazendo.
Quais as principais orientações direcionadas ao público durante o evento?
GK: Ressaltamos que a voz é a mais importante ferramenta de comunicação do corpo humano, que traz muitos benefícios e, por isso, deve ser utilizada da melhor forma. No caso de alterações na voz ou rouquidão que dure mais de 14 dias, destacamos a importância da avaliação desse paciente, pois um dos possíveis diagnósticos é o câncer de laringe. Por isso, é fundamental a procura por um médico Otorrinolaringologista, especialista habilitado para o tratamento adequado, já que com o diagnóstico precoce, as chances de cura são muito grandes. Destacamos também a importância no cuidado com a voz, lembrando que dois terços da população são constituídos por profissionais da voz, isto é, profissionais que dependem do uso da voz para o seu sustento.
Neste ano, será exposta novamente a laringe gigante. Comente sobre essa grande atração da campanha.
GK: Esse inflável foi criado em 2010 e em 2011 sofreu uma grande reforma. É muito interessante explicar para o público como é a laringe e como a voz é produzida por meio de uma estrutura como essa. Vale conferir também o interesse das crianças na exposição. A presença dos palhaços e do beatbox em muito nos ajuda nesse evento. Neste ano, a exposição ocorrerá no Parque do Povo, um dos principais parques de São Paulo e muito frequentado.
A vantagem desse parque é que nosso inflável poderá não apenas ser visto de qualquer lugar do parque com também por quem passa por fora dele.
Vale destacar que, aos domingos, a CicloFaixa que interliga os principais parques da cidade, passa por dentro do Parque do Povo, bem ao lado do nosso evento. Aproveito para convidar a todos os colegas otorrinolaringologistas para trazerem seus familiares e passarem um dia diferente e extremamente agradável com a gente.
A dupla sertaneja Fernando e Sorocaba foi convidada para apadrinhar esta edição da campanha. Qual é a mensagem a ser passada? E como será desenvolvida esta parceria?
GK: Fernando e Sorocaba aceitaram gentilmente nosso convite, e de forma gratuita, fizeram fotos para os folders e cartazes da campanha e gravaram uma mensagem aos fãs e expectadores, em alusão a uma de suas músicas de sucesso: “Tenso é não cuidar da saúde!”. Todo o material de divulgação já está disponível no site da ABLV para download e impressão.
O senhor é o coordenador do projeto pelo 5º ano consecutivo. Como tem sido a evolução desse trabalho social desde 2011?
GK: A Campanha da Voz começou em 2003 no Brasil e ganhou abrangência internacional. Assumi a coordenação que antes era do Dr. José Eduardo de Sá Pedroso, que sempre me auxiliou, e aqui expresso profunda gratidão. Estamos na 16ª edição dessa Campanha. Tive a oportunidade de participar da criação do inflável da Laringe Gigante, em 2010, e a partir desse ano, o inflável é a principal atração da nossa querida campanha. A exposição conta com médicos residentes que muito nos ajudam por meio de um tour pelo inflável, e a maravilhosa disposição em tirar dúvidas e passar orientações aos visitantes. Já dispomos de um levantamento de informações sobre atendimentos à população publicada no editorial da última edição da Revista Brasileira de Otorrinolaringologia do ano passado. O dia 16 de abril é o dia Mundial da Voz, cuja origem se deu por colegas otorrinolaringologistas brasileiros. Estar à frente da Campanha pelo 5º ano é uma honra e uma responsabilidade. É uma marca na otorrinolaringologia brasileira.
O senhor tem alguma mensagem final?
GK: A fórmula do sucesso da nossa Campanha é o trabalho em equipe. Agradeço o importante apoio do nosso presidente da ABORLCCF, Dr. Fernando Ganança, o presidente da nossa ABLV, Dr. Antonio Lobo, do imprescindível apoio da Sintonia Comunicação, que sempre esteve do nosso lado contribuindo em tudo o que é necessário, de todo o staff da ABORLCCF, que sempre nos ajudam, da dupla Fernando e Sorocaba pela gentil participação, e de todos os colegas otorrinolaringologistas que de alguma forma contribuem para o sucesso da Campanha. Espero por todos vocês no Parque do Povo nos dias 12, 13 e 16 de abril. Grande abraço!