Nos três dias de evento, centenas de pessoas estiveram no Parque do Povo e conferiram de perto a campanha promovida pela ABLV em parceria com a ABORL-CCF. Sucesso de público e mídia marca 16 anos da campanha.
Mais uma vez, a Academia Brasileira de Laringologia e Voz fez barulho. Motivada pelo interesse crescente da mídia, a Campanha Nacional da Voz ganhou projeção e consolidou-se como uma das mais expressivas de seus 16 anos de história.
Ao todo, mais de cem reportagens foram publicadas na imprensa nacional. Destaque para a cobertura da TV Globo, que reservou 30 segundos do jornal SPTV no primeiro dia do evento. A TV Brasil também reportou a data comemorativa, com entrevista do Dr. José Eduardo Pedroso, ex-presidente da ABLV.
Neste ano, a 16ª edição da Campanha Nacional da Voz aconteceu em três dias, no Parque do Povo, um espaço nobre da cidade de São Paulo. Com o apoio da ABORL-CCF, a campanha apresentou um inflável que simula uma laringe gigante, com todas as estruturas da boca e do aparelho fonador. A exposição gratuita recebeu centenas de pessoas, que foram ao parque atraídas pelas noticias divulgadas na imprensa.
A rádio CBN entrevistou o presidente da ABLV, Dr. Antonio Lobo, sobre a incidência do câncer de laringe e o coordenador nacional da campanha, Dr. Gustavo Korn, que apontou para a importância da realização de campanhas de sobre os cuidados com a voz e o tratamento de doenças da laringe e garganta. As rádios Globo, Você e Gospel também cobriram o evento e realizaram entrevistas.
Na internet, o destaque ficou para O UOL, que reservou um espaço considerável para a cobertura, incluindo galeria de fotos e entrevista especial com Gustavo Korn.
Já na mídia impressa, os jornais Zero Hora (Porto Alegre/RS), O Tempo (Belo Horizonte/MG), Diário Catarinense (Florianópolis/SC) e Diário do Nordeste (Fortaleza/CE) registraram as ações, abordando os principais temas tratados pelos médicos.
“Conquistamos um espaço importante na imprensa nacional, tamanho o alcance das ações da Campanha Nacional da Voz. Estamos bastante satisfeitos e repletos de ideias para as próximas edições”, finaliza Korn.
Padrinhos
Os padrinhos da edição de 2014 foram os cantores Fernando e Sorocaba. A dupla, que cedeu gentilmente a imagem, fez fotos e gravou uma mensagem aos fãs e expectadores. “Tenso é não cuidar da saúde”, disseram os músicos, em alusão a um de seus sucessos.
Os cantores ressaltaram a importância de se procurar um otorrinolaringologista sempre que os sintomas de rouquidão, cansaço ao falar ou dor na garganta forem detectados, contribuindo assim para o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de laringe. “Para nós, que utilizamos a voz como ferramenta de trabalho, é muito importante reforçar que as chances de cura são grandes quando a doença é detectada no início”, disseram.
Atrações paralelas
Os visitantes receberam orientações sobre as principais doenças que acometem a garganta e prejudicam a voz. Cerca de 20 médicos da Escola Paulista de Medicina, Faculdade de Medicina da USP, Hospital Paulista, Faculdade de Medicina do ABC e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo participaram das ações durante os três dias de evento.
Para entreter o público, os palhaços Fuska e Gaiato e os beatboxers Borracha e Mautari fizeram apresentações e brincadeiras, que divertiram não apenas o público infantil, mas também os muitos adultos que circularam pelo local. No último dia do evento, os visitantes contaram ainda com uma batalha entre o DJ Rocaferr e o beatboxer Borracha. Além de simples entretenimento, a batalha serviu para comparar os sons produzidos pelo equipamento de mixagem e pelo aparelho fonador.
Brasil adentro
Outros estados também contaram com ações em comemoração ao Dia Mundial da Voz, com orientação médica e atendimentos. Entre as cidades, destacam-se Botucatu (UNESP/SP), Goiânia (UFG/GO) e Manaus (FHAJ/AM).
De acordo com o coordenador nacional da campanha Dr. Gustavo Korn, a iniciativa social está consolidada e é a maior realizada nos últimos cinco anos pela ABLV. “Muitas pessoas se envolveram na produção deste projeto, que já se consagrou como o cartão de visitas da nossa associação. Queremos mostrar à população brasileira nosso anseio por conscientizar e potencializar os cuidados com a voz e a garganta”, declara. “Esta edição foi uma das que mais alcançaram projeção na história da campanha”, finaliza.