Conheça os erros mais comuns cometidos no uso da voz
O que você faz ao sentir os primeiros sinais de uma dor de garganta? Recorre a uma bala de gengibre? Fica pigarreando para limpar a voz? Se sua resposta foi uma dessas, cuidado! Sem saber você pode estar colocando sua saúde vocal em risco.
De acordo com especialistas da ACADEMIA BRASILEIRA DE LARINGOLOGIA E VOZ alguns hábitos e mitos podem ser extremamente prejudiciais para a voz. Gritar, sussurrar, falar rápido e sem pausas respiratórias, ficar grandes períodos sem beber água e ter costumes alimentares que favoreçam o refluxo gastresofágico são práticas que devem ser evitadas. Outros vilões para a saúde da voz são cigarro e bebidas alcoólicas, automedicação, e mitos para o tratamento de problemas de laringe, como balas, salmoura e conhaque.
Com o lema “Afine sua saúde. Cuide da sua voz”, a Campanha Nacional da Voz, realizada pela ABLV e estrelada pela cantora Claudia Leitte, chega a sua décima primeira edição comemorando o 8º dia Mundial da Voz, em 16 de Abril. O incentivo é um alerta a população sobre os cuidados que se deve ter com a voz, os hábitos que mais a prejudicam, e sintomas que sugerem alterações e distúrbios vocais.
O Dr. Paulo Perazzo, presidente da ABLV, explica que “as principais razões do agravamento de males relacionados à saúde vocal são os maus hábitos, tabagismo e etilismo, assim como a procura tardia do seu médico, otorrinolaringologista”. Em função disso, é ideal que se procure ajuda especializada em caso de rouquidão por mais de duas semanas, dificuldade ao engolir ou respirar e perda súbita de voz sem que haja um estado gripal associado.
Para todos os casos, a prevenção continua sendo a melhor maneira de se manter livre dos males associados à saúde da voz.