Caros colegas médicos otorrinolaringologistas e cirurgiões de cabeça e pescoço:
Aqui seguem as orientações mais essenciais para que tudo transcorra bem nos Postos Voluntários de Atendimento:
1. Atendemos de portas abertas, por procura livre e espontânea. Receba, avalie, oriente.
2. Nossa Campanha representa um grande mutirão de laringoscopias, um esforço coletivo para oferecer “Avaliação em Triagem“, abreviar diagnósticos e priorizar casos graves, e não uma “consulta e exame”, tecnicamente falando. Colha a queixa principal, um breve relato, examine boca, faringe, laringe e pescoço, forneça clara orientação verbal (informe o risco!), ou seja, não emita receita, laudo nem relatório, e apenas entregue uma “Ficha de Encaminhamento“, se couber nas opções. (imprima a folha A4 aqui em anexo, frente e verso e recorte em 3). Seja ágil, preciso e atencioso.
3. A cada paciente preencha pelo site a “Ficha de Atendimento” e clique “enviar”. Se não dispuser de Internet, imprima a ficha e a preencha manualmente, e na semana seguinte as envie pelo correio à ABORL-CCF / Campanha da Voz.
3. Fixe nos acessos e portas do seu Posto o “Aviso à População“. Leia e use seus argumentos. Estabeleça seus limites (por ex, senhas) e oriente a fila, não deixe acumular além do que puder atender ou pedir para retornar, não os faça esperar se não há como examinar (!) e saiba prevenir a frustração que pode exaltar os necessitados. Seja pró-ativo, comunique-se com calma, enfim, use bem a sua Voz.
4. Saiba quais são os serviços públicos de referencia para biópsias, microcirurgias da laringe e tratamentos em geral na sua região. A eles caberia tentar absorver os casos que mereçam tratamentos clínicos ou cirúrgicos a seu critério. A princípio todos os pacientes podem retornar ao respectivo PSF para obter essa referencia, ou, se estiver localmente acordado com os Serviços de referencia em laringe-CCP, estes poderiam receber diretamente, desde que aceitem a ficha de encaminhamento – o que seria lógico, mas não necessariamente assimilado por todos.
E, quaisquer dúvidas, não hesitem em nos contactar a todo e qualquer tempo!
Saudações – e todos ao trabalho!
Marcio Abrahão |
Gustavo Korn |
Luis Eduardo B. de Mello |
Gustavo Korn – cel e wa (11) 99967-9507 Marcos Sarvat – cel e wa (21) 99971-2454
Coordenadores da Campanha Nacional da Voz 2018
Realização da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial (ABORL-CCF), Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP)