Em parceria com especialistas, cantora divulga a importância dos cuidados com a voz
Repetindo o sucesso atingido nos dois últimos anos, a cantora Claudia Leitte estrela em 2010 mais uma edição da Campanha Nacional da Voz, realizada pela ACADEMIA BRASILEIRA DE LARINGOLOGIA E VOZ e defendida por especialistas de todo o Brasil.
Em comemoração ao 8º Dia Mundial da Voz, a campanha visa alcançar um número ainda maior de pessoas este ano a fim de alertá-las sobre o crescimento da incidência de câncer de laringe no Brasil, além de conscientizar sobre a importância da realização de exames preventivos periódicos e de cuidados para a manutenção da voz.
De acordo com o Dr. Paulo Perazzo, presidente da ABLV, adotar hábitos simples pode ser de grande importância para a prevenção de danos à saúde vocal. “Não fumar, beber água suficiente para manter-se bem hidratado, não pigarrear, não falar alto e com competição sonora, realizar intervalos após falar prolongadamente com frequência e fazer repousos vocais são algumas dicas”, diz Perazzo sobre como garantir uma voz mais saudável.
O diagnóstico tardio está entre as principais causas do agravamento de doenças com a voz. Perazzo alerta para a “necessidade de se procurar seu otorrino toda vez que o sintoma de rouquidão persistir por mais de sete dias”. Além disso, deve-se ficar atento a sinais como perda de voz repentina sem estado gripal associado, dor ou ardência na garganta, dificuldade de engolir ou respirar e pigarro constante.