Há exatos onze anos, alguns médicos otorrinolaringologistas se reuniram com uma preocupação comum: a alta incidência do câncer de laringe que vitimava 15 mil brasileiros por ano, na época.
Observando este quadro, os médicos da SBLV (Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz) que, a partir de 2004, passou a se chamar ABLV (Academia Brasileira de Laringologia e Voz), lançaram a “Campanha Nacional da Voz”, um programa de orientação, informação e, principalmente, carinho pela voz, instrumento de trabalho de 70% dos brasileiros.
Durante os onze anos de trabalho da campanha, médicos se conheceram, firmaram contatos, realizaram ações e mudaram a vida de muitas pessoas. “O principal desafio foi e sempre será tornar a Campanha permanente e sempre viva em nosso meio e no mundo”, afirma o Dr. Paulo Perazzo, atual presidente da ABLV.
No ano de lançamento da Campanha, a então SBLV era presidida pelo Dr. Nédio Steffen. O médico, com vasta experiência na Otorrinolaringologia, encabeçou as primeiras ações da Campanha da Voz que, naquele ano, atendeu mais de 40 mil pessoas em todos os estados brasileiros. “Considero a Campanha da Voz um empreendimento social extremamente relevante, pois cumpre com a razão essencial de ser da profissão médica: a busca contínua e incansável da saúde e bem-estar da população” declarou Steffen.
Dentre os momentos mais importantes da história da Campanha da Voz, um dos mais marcantes foi a vitória da ABLV enquanto entidade médica. A ABLV lutou, e em 2003 conseguiu, graças à parceria com diversas entidades internacionais, a promulgação do “Dia Mundial da Voz” comemorado oficialmente em todo o mundo no dia 16 de abril.
Campanha da Voz 2010
Durante os meses de março e abril deste ano, período em que é comemorado o Dia Mundial da Voz, a Academia Brasileira de Laringologia e Voz realizou mais uma edição da Campanha Nacional da Voz.
Através do trabalho de ampla divulgação de informações feito pela assessoria de imprensa da ABLV, em 2010 a Academia atingiu um enorme público e realizou uma ação de conscientização da população sobre como cuidar da voz, quais os hábitos mais prejudiciais e os sintomas que sugerem alterações e distúrbios vocais, sempre pronunciadas pelos maiores especialistas nacionais do assunto.
Em 2010, o tema principal da campanha foi o alerta sobre o crescimento da incidência do câncer de laringe no Brasil, causado, principalmente por hábitos como o tabagismo, etilismo e a busca tardia por um otorrinolaringologista para o diagnóstico e tratamento.
A campanha deste ano foi estrelada pela cantora Claudia Leitte, famosa em todo o Brasil. Esta edição também trouxe o lançamento do Twitter da Campanha da Voz, um canal de notícias na rede social atualizado diariamente, que atuou como instrumento de divulgação de notícias sobre a voz.
Foram trabalhadas diversas pautas, cujo tema central foi dicas de como cuidar da voz e os sintomas que sugerem alterações e distúrbios vocais. A divulgação resultou numa média de 54 matérias publicadas, entre sites de internet, jornais, rádio e televisão. E, durante o período, foram agendadas 10 entrevistas em veículos de grande repercussão nacional, como as rádios CBN e Nacional de Brasília, e as TVS Globo, Brasil e Gazeta.
Clique aqui e veja o cartaz da Campanha da Voz 2010
Aula padrão 2010:
Clique Aqui