A 14ª edição da Campanha Nacional da Voz foi sucesso absoluto de público e de atendimentos à população. Além da exposição da laringe gigante no Parque Ibirapuera, durante os dias 14 a 17 de abril, a Campanha deste ano realizou atendimentos médicos em mais de 80 serviços credenciados por todo o país, entre clínicas particulares e públicas, de 16 a 20 de abril.
Iniciativa da ABLV, a exposição da laringe faz parte da Campanha Caminhos da ORL, realizada pela ABORL-CCF. Durante a passagem pela capital paulista, o evento reuniu cerca de 10 mil visitantes. De acordo com o Dr. Gustavo Korn, coordenador da Campanha da Voz, “o fato de realizar as duas campanhas simultaneamente permitiu que as pessoas percebessem a abrangência da nossa especialidade e entendessem melhor a área de atuação do otorrinolaringologista”.
Com um amplo espaço e visibilidade, a exposição atingiu públicos de todas as idades. “O número de pessoas superou nossas expectativas. Formaram-se filas enormes para conhecer os infláveis, principalmente no sábado“, disse o coordenador. Cerca de 70 otorrinos participaram da exposição, com destaque para a Faculdade de Medicina da USP, Faculdade de Medicina do ABC, Escola Paulista de Medicina, Clínica Othorinus, Santa Marcelina e o Hospital Servidor Público Estadual.
Além da exposição dos infláveis da laringe, ouvido e nariz, também foram ministradas aulas médicas, esclarecimento de dúvidas, medição acústica de aparelhos de mp3 e celular, testes de olfato e atrações de entretenimento, com palhaços e apresentações de beat box (arte de reproduzir sons de instrumentos musicais com a voz).
Comemorando o Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, a laringe gigante foi o grande destaque do evento. Totalmente reformada e aprimorada após a última ação, em 2011, a laringe chamou a atenção para as doenças mais frequentes na região, com destaque para o câncer de laringe.
A exposição também foi assunto na mídia, com repercussão em grandes veículos, como a TV Record, Record News, TV Brasil, TV Cultura, Mix TV, TV Câmara, Rádio Band News, Rádio Estadão, entre muitos outros. “Percebi que a imprensa se aprofundou mais no assunto, perguntando mais sobre os órgãos e não apenas sobre a exposição. É muito importante levar todas estas informações às pessoas”, declarou Korn.
Confira na edição de Maio/Junho do Boletim ABORL-CCF, entrevista completa com o coordenador da Campanha da Voz, Dr. Gustavo Korn.