Audiência em Brasília marcou a aproximação do governo federal com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial
Foram exatos 35 minutos de uma audiência muito produtiva, solicitada pelo Presidente da ABORL-CCF e que abriu as portas do Ministério da Saúde para uma relação mais próxima com a nossa Associação. Este foi o desfecho de um dia que começou muito cedo e foi de intensas atividades para a delegação capitaneada pelo Presidente da ABORL-CCF, Dr. Marcelo Hueb, que esteve nesta terça-feira, 6/3, em Brasília, e que contou com a decisiva coordenação política do Otorrinolaringologista Dr. Marcelo Sessim e do Deputado Federal Simão Sessim.
O Ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha, recebeu com grande entusiasmo a proposta apresentada pelo Presidente da ABORL-CCF para estabelecer uma parceria com o governo federal visando, inicialmente, apoio oficial à Campanha “Caminhos da Otorrinolaringologia”, que será lançada no início de abril, no Rio de Janeiro e que contará com a atuação da ABLV, percorrendo as principais regiões do país nos próximos oito meses.
Outros dois temas da pauta, o Projeto de Consulta Epidemiológica aos médicos Otorrinolaringologistas e Cadastro ORL 2012 (censo 2012) e os Cursos Itinerantes para integração da ORL com o SUS também apresentados pelo Presidente da ABORL-CCF foram também muito bem recebidos pelo Ministro, que convidou a Associação para participar das comissões que estão sendo formadas para atuação conjunta com outras sociedades de especialidades. “Foi uma abertura de fundamental importância para a otorrinolaringologia nacional, oportunidade ímpar de termos uma participação ativa junto ao Ministério da Saúde”, afirmou o Dr. Marcelo Hueb, logo após a reunião.
A comitiva da ABORL-CCF contou com a participação do 1° vice-presidente, Dr. AgrícioNubiato Crespo, do Diretor Secretário Geral, Dr. Fábio Lorenzetti e de seu assessor, Dr. Leonardo Conrado Barbosa de Sá, que foram ciceroneados pelo Dr. Márcio Nakanishi, otorrinolaringologista que reside na capital federal. Hueb destacou a longa caminhada na concretização desta parceria, que contou com reuniões anteriores com os Ministros da Saúde Saraiva Felipe, José Agenor e José Temporão, além da articulação política para esta reunião com o Ministro Padilha, conduzida com grande habilidade pelo seu Assessor para Assuntos Governamentais, Dr. Marcelo Sessim.
A terça-feira começou com uma movimentada agenda política para os membros da ABORL-CCF, que conduziram a ORL a uma nova era de relacionamento com o governo federal. A trajetória até o Ministério da Saúde teve início no gabinete do Deputado Federal do PP, Simão Sessim, que recebeu os representantes da ABORL-CCF com extrema fidalguia e a conduziu para a audiência no Ministério da Saúde.
Outro ponto alto do dia foi a reunião com o ex-ministro da Saúde, o Deputado Federal do PMDB, Dr. Saraiva Felipe, autor do projeto de lei que institui a Política Nacional de Saúde Vocal e que recebeu a delegação da ABORL-CCF para tratar de detalhes importantes do projeto que interessam diretamente aos otorrinolaringologistas, em encontro organizado pelo Otorrinolaringologista Odílio Ribeiro.
A matéria completa sobre a visita da diretoria da ABORL-CCF ao Ministério da Saúde estará na próxima edição do Boletim ORL.