Especialistas apontam o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas como principal causa do problema
De acordo com uma estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 9 mil novos casos de câncer de laringe foram descobertos em 2009. Outro dado preocupante da OMS mostra que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de incidência deste tipo de tumor, perdendo apenas para Espanha.
Diante destes dados preocupantes e com a missão de alertar a população sobre a importância da realização de exames preventivos, a ACADEMIA BRASILEIRA DE LARINGOLOGIA E VOZ realiza este ano a décima primeira Campanha Nacional da Voz. Comemorando o Dia Mundial da Voz, em 16 de Abril, a iniciativa da ABLV é uma ação de conscientização da população sobre os cuidados que se deve ter com a voz, os hábitos que mais a prejudicam e os sintomas que sugerem alterações e distúrbios vocais. A estrela da campanha é a cantora Claudia Leitte.
Em 2010 busca-se atingir um público ainda maior de pessoas, a fim de alertá-las sobre o crescimento do câncer de laringe no Brasil. De acordo com o Dr. Paulo Perazzo, presidente da ABLV, “os maus hábitos, o tabagismo e etilismo (isolados ou associados) assim como a procura tardia do seu médico otorrinolaringologista são as principais causas de incidência do câncer de laringe em brasileiros”.
Por isso, é fundamental que um médico especialista seja procurado em caso de tosse e/ou pigarro freqüentes ou constantes; rouquidão por mais de sete dias; dor, ardência ou incômodo na garganta; dificuldade ou dor para engolir; perda de voz, voz fraca ou falhas na voz e dificuldades respiratórias.