20ª Semana Nacional da Voz será celebrada de 15 a 20 de abril e contará com postos de atendimento à população
Neste ano, a Campanha Nacional da Voz ganhou um reforço de peso. Vários artistas consagrados Brasil afora estão engajados, apoiando e difundindo as ações promovidas pelos organizadores da iniciativa: Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF), Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).
Celebridades como os cantores Ney Matogrosso, Geraldo Azevedo, Durval Lellys, Luís Caldas e Alexandre Peixe; as atrizes Marisa Orth e Elisa Lucinda; o ator Alan Cleber; o cantador Xangai; os atletas Maya Gabeira e Pedro Scooby; além do conjunto “É o Tchan” estão entre aqueles que contribuíram com a Campanha, gravando vídeos e cedendo suas imagens com o objetivo de ampliar a difusão da mensagem ao maior número possível de pessoas.
Tendo como slogan: “Afine a sua saúde. Cuide da sua voz”, a ação visa alertar o maior número possível de pessoas a respeito dos riscos e consequências da falta de cuidados com a garganta e o aparelho fonador.
A Cerimônia de Abertura ocorre na manhã do domingo, dia 15 de abril, no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, Centro do Rio de Janeiro. Depois, de 16 a 20 de abril, a Campanha contará com 175 Postos de Atendimento Voluntário espalhados por todo o país. “A ação visa atender aos que buscarem auxílio e, por meio de uma triagem, encaminhar os que necessitam para tratamento. Prevemos uma alta procura da população a estes pontos, já que existe uma notória demanda reprimida, cidadãos com pouco acesso à saúde em geral e sem planos e seguros de saúde”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF), Marcio Abrahão.
“Temos consciência da importância de exercermos, como médicos e instituições, nossa parcela de responsabilidade social. Nesta ação, nossa missão é a avaliação e possível detecção de enfermidades de boca, faringe e laringe e, nestes casos, o encaminhamento para o devido tratamento”, declara o médico Marcos Sarvat, um dos coordenadores da Campanha.
No caso de a demanda ultrapassar a capacidade de atendimento dos postos participantes, Marcos Sarvat explica como será o procedimento. “Postos cheios não significam um problema; o tamanho da fila mede o sucesso da ação. Se, porventura, a capacidade de atendimento for superada, serão entregues senhas, de acordo com a ordem de chegada, remarcando a avaliação para dias subsequentes”, detalha o otorrinolaringologista.
De acordo com o presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), Gustavo Korn, que também atua na coordenação da Campanha, o engajamento em prol da ação está superando as expectativas. “Temos recebido apoio vindo dos quatro cantos do país. Centenas de médicos se prontificaram a ajudar, oferecendo atendimento gratuito à população. Com isso, atingimos a marca de 175 Postos abertos a todos aqueles que nos procurarem durante a Semana da Voz. O retorno positivo por parte dos artistas também tem sido algo impressionante, eles têm contribuído muito com a difusão da Campanha. Estamos extremamente satisfeitos com a participação ativa de tanta gente!”, finaliza o médico.
A relação de postos para atendimento está disponível no site da Campanha:
semanadavoz.com.br/campanha_listagem.asp
Informações à Imprensa: ADCom Comunicação Empresarial
Fone: (11) 3825-7171