Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, ABLV promove campanha de conscientização sobre cuidados com a saúde vocal
Em 2010, a ACADEMIA BRASILEIRA DE LARINGOLOGIA E VOZ realiza a décima primeira edição da Campanha Nacional da Voz. A ação defendida por otorrinolaringologistas de todo o Brasil e estrelada pela cantora Claudia Leitte, é um alerta a população sobre a importância da realização de exames preventivos regulares e de cuidados com a manutenção da voz.
Através de uma iniciativa brasileira, o dia 16 de abril ganhou relevância no mundo e desde 2003 tornou-se a data de comemoração do Dia Mundial da Voz, cuja finalidade é conscientizar a população sobre a importância da voz e dos hábitos que podem ser prejudiciais à saúde vocal.
O presidente da ABLV, Dr. Paulo Perazzo, lista alguns cuidados essenciais que se deve ter com a voz: “não fumar, beber água suficiente para manter-se bem hidratado, não pigarrear, não falar alto e com competição sonora, realizar repousos vocais após falar prolongadamente”.
Além disso, o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento dos males prejudiciais à voz e para a prevenção de problemas mais graves. Conheça os sintomas de alerta de que algo não vai bem com a sua saúde vocal:
– Pigarro ou rouquidão persistente por mais de duas semanas;
– Dor ou ardência na garganta;
– Dificuldade para engolir ou respirar;
– Perda da voz sem estado gripal associado;