Na última quinta-feira (8), a Academia Brasileira de Laringologia e Voz realizou sua assembleia na ocasião do 41° Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial em Curitiba (PR).
O então presidente da academia, Dr. Paulo Perazzo, deu início à reunião lembrando o importante acordo firmado entre a ABLV e sua entidade-mãe, a ABORL-CCF – que possibilitou a continuidade das ações da supraespecialidade, mais saúde financeira à ABLV e um espaço próprio dentro da nova sede.
Dr. Perazzo falou sobre a Campanha da Voz, uma ideia brasileira que conquistou em 2003 a promulgação do Dia Mundial da Voz – comemorado em 16 de abril. A iniciativa foi abraçada por vários países do mundo, e, justamente por isso, o presidente lembrou a importância desta campanha para a divulgação e expansão da ABLV como entidade. Ele falou ainda sobre o fundamental apoio da ABORL-CCF na realização da semana da voz e aconselhou que as próximas diretorias mantenham esta ideia.
Em 2011, a Campanha da Voz promoveu o evento “Conheça sua Voz”, uma exposição que levou uma laringe gigante ao Parque Ibirapuera, em São Paulo. O evento conscientizou e levou informações sobre as funções da laringe e as doenças que afetam o aparelho fonador a quase 3,5 mil pessoas numa ação de três dias. Da plateia, o Dr. Geraldo DruckSant’Ana falou que considera a Campanha da Voz um valioso produto comercial, e apoiou a continuidade de suas ações.
Na sequência da reunião, o presidente apresentou o balanço financeiro da ABLV durante sua gestão, e o Dr. Gustavo Korn, diretor de Comunicação da ABLV, falou sobre as mudanças e novidades que virão no site da Academia, que deverá ficar ainda mais interativo e rico em conteúdo.
Após as apresentações e sugestões de temas do presidente para seu sucessor, o Dr. Paulo Perazzo passou a posse simbólica da ABLV para o Dr. José Eduardo de Sá Pedroso. O novo presidente apresentou planos de assumir a área de disfagia, o projeto de fazer um Congresso da ABLV em 2013 e de tentar saber, através do site, quais cursos o público quer para os próximos congressos.
Os demais membros da ABLV também participaram ativamente da reunião, dando opiniões, sobretudo a respeito da Campanha da Voz, um produto muito valioso, que deverá ganhar mais patrocínio e apoio da entidade-mãe, a ABORL-CCF, nos próximos anos.