Foram cerca de 50 inscritos para dois dias de palestras, discussões e confraternização
Nos dias 30 e 31 de agosto, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e a Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) realizaram o I Encontro Brasileiro de Laringologia, na sede da Associação, em São Paulo. Foram reunidas as maiores autoridades em Laringologia de diversos estados do país para a apresentação de pesquisas e discussão de casos clínicos e cirúrgicos.
Segundo o presidente da ABORL-CCF, Dr. Agrício Crespo, o encontro resgata uma tradição da ABLV que é a discussão informal, livre e criativa entre os Laringologistas brasileiros. “Temas triviais ganham outra cor, outra importância quando as experiências pessoais são colocadas e tratadas de forma informal. Este é o grande diferencial deste evento”. O presidente afirma também que tais iniciativas têm como intuito fortalecer ainda mais a relação entre a Associação-mãe, as regionais e as academias.
“Acredito que o principal objetivo do encontro é fazer um intercâmbio entre os maiores profissionais na área da Laringologia, prestigiando o conhecimento gerado dentro das instituições brasileiras. Por meio desse intercâmbio, conseguimos projetar novas pesquisas, de tal modo a fomentar mais avanços em Laringologia no Brasil”, diz o coordenador do evento e presidente da ABLV, José Eduardo Pedroso.
Um dos moderadores convidados, Dr. Paulo Pontes, comenta sobre a importância da iniciativa. “Este evento é muito especial, porque não é semelhante a congressos ou simpósios. É um encontro de pessoas que se dedicam à Laringologia para trocar experiências e buscar a uniformização naquilo que há de melhor para que o Brasil seja referência na área”. Ele comenta sobre sua atuação como “instigador”. “A função do instigador é mostrar que a dúvida é o resultado do conhecimento. Ao ser exposta, um colega pode contribuir com outro e este, por outro lado, lhe dar a contrapartida. O instigador estimula aquele que sabe e o que apresenta dúvida”.
O Encontro de Laringologia é o primeiro dos diversos eventos das regionais, estaduais e também das academias que a ABORL-CCF volta a patrocinar e auxiliar na organização, com condições estruturais e departamento de eventos profissionalizado.