Aqueles que se interessam pela voz terão no próximo sábado, dia 4/2, a oportunidade de discutir os principais assuntos relacionados à saúde vocal com renomados profissionais da especialidade. A “1ª Roda de discussões em saúde vocal” acontecerá na sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial em São Paulo.
O objetivo do evento é apresentar aos Otorrinolaringologistas o “Protocolo dos Distúrbios da Voz Relacionados ao Trabalho” e discutir as principais medidas de controle da Saúde do Trabalhador adotadas pelo Ministério da Saúde. Durante a manhã, estão programadas mesas-redondas e palestras com convidados especiais, entre eles o Prof. Dr. Paulo Pontes, o Dr. Marcelo Hueb, presidente da ABORL-CCF, o Dr. José Eduardo Pedroso – presidente da ABLV e a Coordenadora Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Luciana de Assis Amorim.
Segundo o Dr. José Eduardo Pedroso, atualmente o número de trabalhadores que tem a voz como instrumento de trabalho é muito grande e, com isso, a incidência de problemas vocais nessa parcela da população tem aumentado consideravelmente. “Os otorrinolaringologistas estão observando o aumento grande das demandas de doenças desencadeadas nesta área, sem que haja uma normalização. Nós devemos contribuir com sugestões e ideias, para que possamos tratar e orientar estes trabalhadores”, afirma.
Titulares e residentes associados da ABORL-CCF estão convidados para este encontro tão especial, onde será possível a troca de experiências, informações, além da discussão de novas ideias e alternativas para a especialidade. “Com a presença de profissionais experientes, esperamos aperfeiçoar as ideias, esclarecer as dúvidas dos colegas em relação aos distúrbios da voz relacionados ao trabalho e dar nossa contribuição na confecção destas normas”, diz o especialista.
Para mais detalhes do evento, clique aqui