A diva do pop vendeu 170 milhões de discos em 25 anos e foi a primeira artista a emplacar sete singles consecutivos no topo das paradas
Com um físico de modelo e uma voz potente e luminosa, a americana Whitney Houston, que morreu no sábado em Beverly Hills aos 48 anos, teve uma das carreiras mais brilhantes no mundo contemporâneo do pop, mas sua trajetória foi ofuscada por problemas com as drogas abundantemente retratados pela imprensa.
A causa da morte ainda não foi divulgada, apenas se sabe que ela foi encontrada morta por um integrante de sua equipe na banheira de uma suíte no quarto andar do Beverly Hilton, hotel de Los Angeles.A estrela, vencedora de 26 American Music Awards e seis Grammy, tinha a seu lado números astronômicos para comprovar o sucesso. Segundo o site oficial da cantora, Whitney vendeu 170 milhões de discos em 25 anos e foi a primeira artista a emplacar sete singles consecutivos no topo das paradas, segundo a imprensa especializada.
Whitney Houston incursionou pelo mundo do cinema como “O Guarda-Costas” (1992), ao lado de Kevin Costner. A trilha sonora do filme se tornou uma das mais vendidas do planeta, em parte graças à balada soul “I Will Always Love You”, na que Houston demonstra o encanto de uma voz extraordinariamente ágil, potente e até explosiva, de grande fôlego e insolentes agudos.
Os problemas vocais de Whitney
Em 2008, Whitney Houston teve de fazer aulas de canto, porque a sua voz foi destruída pelos anos de tabaco e abuso de drogas pelos quais passou a cantora e atriz. De acordo com o tabloide inglês Daily Mirror, os vícios de uma das maiores divas do mundo da música deixaram as suas habilidades vocais “quase irreconhecíveis”, durante a gravação de um novo trabalho, após anos .A situação estava tão crítica na época que o executivo da editora Clive Davis viu-se obrigado a enviar Whitney para terapia da voz e aulas de canto, nas quais se gastaram “milhares de dólares”.
Em setembro de 2009 retorna com um novo álbum, “I Look toYou”.De maneira geral, o disco foi bem recebido pela crítica, apesar da voz menos potente da cantora.
Whitney Houston nasceu em 9 de agosto de 1963 em Newark (Nova Jersey).”Posso resistir à dor, mas minha vida não se limita a isto”, canta Whitney Houston em “Nothin’ But Love”, single que deu nome a sua última turnê mundial, em 2010.