O diretor da ABLV e Coordenador nacional da Campanha da Voz, Dr. Gustavo Korn, fala em entrevista exclusiva sobre esta 18ª edição, que ocorrerá no dia 16 de abril, em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Confira!
Como a Campanha da Voz contribui para a expansão de informações para o público sobre os cuidados com a saúde vocal?
Gustavo Korn: Por meio de ações de orientação e conscientização, a Campanha da Voz promove um processo de sensibilização permanente em relação aos cuidados com a voz. A iniciativa tem por finalidade reforçar essa mensagem constantemente. Cada ano da nossa Campanha é um tijolo na grande construção que estamos fazendo.
Quais as principais orientações direcionadas ao público durante o evento?
GK: Ressaltamos que a voz é a principal ferramenta de comunicação do corpo humano e, por isso, deve ser utilizada da melhor forma. No caso de alterações na voz ou rouquidão que dure mais de 14 dias, destacamos a importância da avaliação desse paciente, pois, um dos possíveis diagnósticos é o câncer de laringe. Por isso, é fundamental a procura por um médico otorrinolaringologista. O diagnóstico precoce aumenta expressivamente as chances de cura. Destacamos, também, a importância no cuidado com a voz, lembrando que mais de um terço da população é constituído por profissionais da voz, isto é, profissionais que dependem do uso da voz para o seu trabalho. O uso adequado, sem abusos e excessos, deve ser promovido. Além do otorrinolaringologista, o fonoaudiólogo tem um importante papel principalmente no tratamento de muitas doenças que comprometem o trato vocal.
Neste ano, as ações da campanha estão diferentes e mais interativas. Comente essa reformulação.
GK: Durante muitos anos, a principal atração da nossa Campanha era a Laringe Gigante, que neste ano, será apresentada em Brasília, graças ao empenho da nossa querida colega Dra. Luciana Miwa Watanabe. Com a importante sugestão do nosso presidente Dr. Domingos Tsuji de tentar descentralizar a campanha neste ano, conseguimos, com o mesmo orçamento das campanhas anteriores, montar uma edição em três grandes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Teremos o Flash Mob, uma novidade em importantes pontos turísticos dessas cidades, e esperamos uma mobilização expressiva dos visitantes dos locais para cantar com a gente! Em São Paulo, teremos mais atrações! No último ano tivemos dois Beat Boxers, e neste ano teremos 8! E uma “batalha entre eles”. Além disso, o Wendel Bezerra, dublador, a voz do Bob Esponja, estará com a gente! E por fim, com apoio importante da Strepsils, teremos a cabine “Solte a Sua Voz”, que após o evento será doada para a ABORL-CCF. Graças ao apoio da Strepsils, ampliamos a atuação da campanha, mesmo nessa situação de crise política e econômica. Estamos pensando grande!!!
O senhor é o coordenador do projeto pelo 7º ano consecutivo. Como tem sido a evolução desse trabalho social desde 2010?
GK: Nossa Campanha vem crescendo ao longo dos anos, ganhando cada vez mais visibilidade. A Campanha que teve origem no Brasil e se tornou, em 2003, uma Campanha Mundial. É a maior Campanha da Otorrinolaringologia Brasileira e, a cada ano, batalhamos para torná-la cada vez maior. Coordenar a campanha nesses anos é uma honra e um desafio que abraço com muito carinho. Esperamos no próximo ano que a Campanha Nacional da Voz seja unificada com a fonoaudiologia. Há 2 anos, após intensas conversas e reuniões com a Dra. Marcia Menezes (fonoaudióloga), junto com uma comissão mista de otorrinos e fonos, estamos caminhando para essa importante união.
O senhor tem alguma consideração final?
GK: Como já disse em outros anos, o sucesso da Campanha depende de um trabalho em equipe. Quero muito agradecer ao presidente da ABORLCCF, Dr. Domingos Tsuji, presidente da ABLV, Dr. Luciano Neves, ao incrível Staff da ABORL-CCF e a Sintonia, empresa parceira de tantos anos com um incrível apoio, que conseguimos realizar nossa 18ª edição da Campanha da Voz. Meus sinceros agradecimentos a todos os colegas que nos apoiam e nos prestigiam. Convido e conto com o apoio de todos neste sábado. “Afine sua saúde. Cuide da Sua Voz”. Um forte abraço!!!!