Deputado quer uso de microfones em sala de aula
O deputado Eurípedes Lebrão (PTN) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa que dispõe sobre a autorização do uso de microfones por professores durante a ministração nas salas de aula, onde tenham mais de 31 alunos. Conforme o projeto a mesma medida também será obrigatória nas escolas privadas.
Para o parlamentar, a medida vai beneficiar os profissionais da educação que ministram aulas seguidas diariamente e também vai contemplar os alunos que poderão escutar melhor e assim, aprender com mais facilidade os ensinamentos que são ministrados.
Lebrão destacou que dados da Associação Brasileira de Laringologia e Voz apontam que a maioria dos educadores e de outras profissões que usam a voz com bastante frequência, não tem precaução contra o desgaste excessivo da sua laringe, o que representa 70% da população ativa do país.
Salientou que no caso dos educadores, após falarem num ambiente para mais de 30 pessoas deveriam fazer exercícios vocais, o que não acontece. “Muitos professores iniciam suas aulas na parte da manhã e encerram à noite forçando as cordas vocais, e com isso, uma série de doenças laborais”, observou.
De acordo com o deputado, a proposta visa garantir a saúde dos educadores, diminuindo o quadro de doenças na garganta dos professores, e com isso os gastos na saúde pública.
Fonte:Jornal Eletrônico Rondônia Ao Vivo