Caros colegas médicos otorrinolaringologistas e cirurgiões de cabeça e pescoço:
Estamos a exatas três semanas da Campanha Nacional da Voz e a divulgação se intensifica. É o momento de máximo esforço de cada um – e de todos, para convencer, motivar e aderir.
A hora é essa! Estamos gerando muita divulgação e expectativas; a “onda” de cuidados com a garganta vai ser grande e cada colega, cada cidade e cada estado – e todos nós otorrinolaringologistas e cirurgiões de cabeça e pescoço brasileiros, temos que desempenhar nosso papel social à altura do que a população, nossas comunidades e os meios de comunicação esperam.
Entendam que esse processo não tem volta! Movemos essa rocha e não há recuo possível. O sucesso – a sensação do dever (extra) cumprido, o prazer e o prestígio decorrentes, estão garantidos se, e somente se, de fato atuarmos coletiva e eficazmente.
E basta fazermos o que já fazemos – e bem sabemos fazer. Sem desculpas, sem queixas, sem culpar o sistema ou a norma. Sem pensar no que se perde (?) ou gasta (!), mas no que se ganha!!! Foquemos apenas nos milhares de cidadãos que se beneficiarão de nossa ousada iniciativa!
E percebam, não apenas de nosso insistente e histórico discurso, mas de nosso presente e magnífico exemplo!
Neste momento, fazer diferença se resume a assumir o lema da guerra: Um videolaringoscópio, um posto.
Há sem dúvida ares de Odisseia em fazermos tal Campanha nesse tão gigantesco e desorganizado país. E assumindo o clima épico, sintam-se convocados pela Pátria todos que disponham dessa arma, todos que tenham esse aparelho, a dar sua contribuição. Pequena ou grande, algo mais que apenas o possível, assumamos a ideia de que “sempre vale a pena quando a alma não é pequena”!
Em suma, clamamos que, ao menos por uma semana, sejamos juntos mais, maiores e mais fortes do que quaisquer das dificuldades que nos ameaçam ou afetam.
E em 21 de abril não haverão erros, omissões nem arrependimentos a lamentar, apenas uma grande realização a festejar!
Enfim, é desse modo que se iniciam as verdadeiras mudanças: através de firme engajamento numa causa!
Atenciosamente
Marcio Abrahão |
Gustavo Korn |
Luis Eduardo B. de Mello |
Gustavo Korn – cel e wa (11) 99967-9507 Marcos Sarvat – cel e wa (21) 99971-2454
Coordenadores da Campanha Nacional da Voz 2018
Realização da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial (ABORL-CCF), Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP)
APOIO:
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER
|
FUNDAÇÃO OTORRINOLARINGOLOGIA
|
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CANTO – ABCanto
|
ASSOCIAÇÃO DE CÂNCER DE BOCA E GARGANTA – ACBG BRASIL
|
PARA ACESSAR O CONTEÚDO EM FORMATO PDF, CLIQUE AQUI.