Caros colegas médicos otorrinolaringologistas e cirurgiões de cabeça e pescoço:
Caro (a) Presidente de Sociedade Estadual ou Regional de ORL ou CCP (SER):
Aqui estão bem esquematizadas algumas informações relevantes, a respeito da Estrutura, Estratégia e Logística da Campanha. Pedimos especial atenção dos Srs. para que assim possamos de fato fluir como um time, com tática e objetivos comuns – óbvia receita do sucesso que todos almejamos:
1. As expressões Dia Nacional da Voz, Dia Mundial da Voz, World Voice Day, Semana Nacional da Voz e Campanha Nacional da Voz são marcas registradas pela ABORL-CCF, com uso portanto, restrito, em todo o território nacional, a pessoas e instituições parceiras (ABLV e SBCCP) e expressamente autorizadas.
2. Pedimos que cada SER indique no mínimo um ou dois representantes ou coordenadores da Campanha em seu estado (por ex. o presidente e um diretor ou colega mais atuante em Laringologia);
3. Sua função consiste em contactar todos os Serviços públicos e privados de ORL e/ou CCP em seu Estado, por telefone e e-mail, podendo repassar as mensagens de convocação, motivando-os a contribuir compondo um Posto de Atendimento Voluntário (PAV), definindo dias e horários de cada célula da Campanha. E claro, também motivar Postos de Divulgação e Orientação, em áreas públicas como praças, parques, praias, estações de transporte e shoppings – onde estudantes e profissionais abordem a população, informem sobre a Campanha e distribuam prospectos e, importante, orientem pessoas com sintomas a se dirigirem aos Postos de Atendimento.
4. Montar grupo de whatsapp dos responsáveis de cada PAV ou Serviço de seu Estado, incluindo os dois (ou mais) coordenadores estaduais e os dois nacionais;
5. Coletar os dados de cada PAV: se público ou privado, denominação, especialista responsável (contato), endereço completo, dias e horários de atendimento. A listagem obtida por cada SER deverá enviada à coordenação nacional (e-mail: academias@aborlccf.org.br) até o dia 23 de março, de modo que disponibilizemos a Lista Nacional de PAVs em nosso site (e outras mídias) e tenhamos tempo para enviar prospectos, cartazes e camisetas diretamente para cada PAV, após estimar sua capacidade de atendimento. Exemplos:
Postos do Estado X:
Públicos:
Serviço de ORL e/ou CCP do Hospital X
Médico(a) responsável (e-mail e whatsapp) –
Rua Dm n x, térreo – bairro, Cidade, CEP
Dias 16 a 20/4, de 8 às 16h (MERO EXEMPLO)
Privado:
Clínica OC (ORL e/ou CCP)
Médico(a) responsável (e-mail e whatsapp) –
Rua PG n x – bairro, Cidade, CEP
Dias 16, 18 e 20/4, de 8 às 12h (MERO EXEMPLO)
Obs: Informem igualmente sobre Postos de Divulgação e Orientação previstos (cuja missão é divulgar e orientar pessoas com sintomas para atendimento).
5. Cada PAV deverá obter um login e senha no site da ABLV – onde abrirá e emitirá ficha de atendimento online de cada paciente. Portanto, frisamos que não haverá necessidade de retornar papéis para a coordenação regional ou nacional, e teremos um relatório quase imediato da Campanha, a ser amplamente divulgado logo a seguir;
6. Prevemos uma alta procura dos PAVs, pois existe uma notória demanda reprimida, e esta população de cidadãos com pouco acesso, mal informados, pouco conscientizados e sem planos e seguros de saúde deverá ser despertada e atraída pela divulgação abrangente que alcançaremos;
7. Portanto, preparemo-nos para postos cheios e filas, que devem ser documentadas, pois significam não um problema, mas sim Meta e Solução (não imediata, claro). Atenção: o tamanho da fila mede nosso sucesso! Cada responsável por posto receberá por e-mail um texto de cartazes de aviso (em folha A4), a serem impressos e fixados em local visível, explicando os objetivos e limitações da Campanha. E serão também disponibilizadas (em folha A4), a serem impressas e recortadas, gerando 6 pequenos prospectos-senhas (com o aviso no verso) que servirão para reagendamento daqueles cidadãos que não puderem ser atendidos naquele mesmo dia;
8. Na prática, orientamos que o responsável por cada PAV tenha uma atitude empática, acolhedora e comunicativa, e que delimite a fila que porventura se formar, ao número máximo previsto de atendimentos (o mais extenso possível), e, a partir do ponto que ultrapasse esse limite, entregue senhas com remarcação para dias subsequentes. Para isso, o acesso para inclusão de fichas online permanecerá aberto por mais algumas semanas;
9. Portanto, dupla atenção, pois o nosso coletivo compromisso ORL-CCP, social e público, que fez surgir o significativo apoio que estamos recebendo, é de atender a todos que nos procurem na Campanha, sugerir um diagnóstico e dar encaminhamento para tratamento a posteriori.
10. Considerando que se trata de uma clientela carente, cada PAV deverá estar orientado pela coordenação estadual ORL-CCP para onde encaminhar os pacientes detectados pela Campanha (em especial dos serviços privados voluntários para os públicos de referência) lembrando que temos o manifesto apoio e orientação do INCA – Ministério da Saúde nessa missão gratuita e beneficente de detecção de enfermidades de boca, faringe e laringe;
Assim orientados, avancemos em nossas tarefas – e agendemos descanso somente para o feriado de 21 de abril!
Atenciosamente,
Marcio Abrahão |
Gustavo Korn |
Luis Eduardo B. de Mello |
Gustavo Korn – cel e wa (11) 99967-9507 Marcos Sarvat – cel e wa (21) 99971-2454
Coordenadores da Campanha Nacional da Voz 2018
Promoção da Associação Brasileir
a de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial (ABORL-CCF), Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP)
APOIO:
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER – MINISTÉRIO DA SAÚDE
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FUNDAÇÃO OTORRINOLARINGOLOGIA
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ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CANTO – ABCanto
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ASSOCIAÇÃO DE CÂNCER DE BOCA E GARGANTA – ACBG BRASIL
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