O compositor britânico Paul Mealor está à procura de uma voz masculina capaz de alcançar notas tão graves que talvez nunca tenham sido cantadas antes.
Paul Mealor é do País de Gales e tem 36 anos. No ano passado, foi convidado a compor uma peça para a cerimônia de casamento do príncipe William. Ele também foi notícia no Natal ao emplacar uma de suas composições na cobiçada posição número 1 da parada britânica. Agora, o músico e sua gravadora, Decca, anunciaram que estão em busca de um baixo profundo capaz de realizar um feito extraordinário: cantar um mi quase três oitavas abaixo do chamado dó central.
A especialista em voz e professora de canto paulistana Beth Amin, ouvida pela BBC Brasil, afirma não ter conhecimento de que alguém possa alcançar essa nota. “Nunca ouvi alguém chegar a essa nota, mas sabemos que as vozes mais graves do mundo estão no leste europeu”, disse.
Amin explicou que estilos de canto praticados na Mongólia e por monges tibetanos podem produzir sons bastante graves. “Esses cantores usam as estruturas em torno da laringe, como a língua e o nariz, para alterar o som emitido pela corda vocal e produzir uma frequência mais grave. Mas não existe flexibilidade e é muito difícil de cantar melodias nesse registro”, conclui a especialista.
Não há indícios de que Mealor esteja, no entanto, procurando cantores que atuam fora da tradição ocidental de canto lírico. A busca da voz está sendo feita por meio de revistas especializadas e também por um website. As gravações devem ter início na primavera britânica.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/02/120206_compositor_procura_voz_mv.shtml