De 14 a 17 de novembro, foi realizado em Recife (PE), o 42º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Entre os cursos pré-congresso – que aconteceram no dia 14 – e o próprio congresso, realizado de 15 a 17 de novembro, as salas de Laringologia receberam um grande número de convidados nacionais e internacionais, que discutiram os principais temas na especialidade. Confira os destaques!
Cursos Pré-Congresso
O primeiro dia de congresso em Laringologia começou com palestra magna do suíço Philippe Monnier. O convidado apresentou a aula “Endoscopia versus Cirurgia Aberta para Câncer de Laringe”, que destacou o tratamento individualizado, dependendo do perfil do paciente. De acordo com o palestrante: “A verdadeira arte da medicina é selecionar o melhor tratamento levando em consideração as características individuais do paciente”.
Na sequência, uma mesa redonda discutiu casos clínicos sobre neoplasias malignas da laringe, na qual foram feitos questionamentos com base na evolução clínica do paciente. Ainda na parte da manhã, a palestra magna do espanhol Ferran Ferran Vilà apresentou os princípios em fonocirurgia, seguida por uma mesa redonda sobre alterações estruturais mínimas.
Durante o período da tarde, aconteceram palestras magnas com os dois convidados internacionais, que abordaram a avaliação endoscópica da criança dispneica e a fonomicrocirurgia em profissionais da voz. Destaque também para as mesas redondas sobre os difíceis casos de diagnóstico e tratamento em Laringologia.
Programação em Laringologia e Voz
No dia 15, a grade científica de Laringologia foi aberta com a palestra do presidente eleito da ABORL-CCF para a gestão 2013, Dr. Agrício Crespo. Com a sala repleta de espectadores, Crespo falou de casos específicos e apontou os avanços em Laringologia, abordando, por exemplo, novas técnicas e cirurgias. De acordo com o presidente da ABLV, Dr. José Eduardo Pedroso, o especialista expôs as novidades na área, levantando, inclusive, cinco assuntos que mostram mudanças na supraespecialidade.
A Fonocirurgia, o Câncer de Laringe e a Estenose Laringotraqueal foram os temas de maior repercussão nas palestras internacionais, como salientou Pedroso. “Os convidados internacionais, Philippe Monnier (Suíça) e Ferran Ferran Vilà (Espanha), tiveram um desempenho muito bom, com aulas boas e bem claras, na minha opinião”, analisou.
Durante uma apresentação sobre Papilomatose Laríngea, o espanhol Vilà falou sobre as dificuldades do tratamento, o uso adequado da medicação, o papel da estroboscopia no diagnóstico da doença, entre outros aspectos, e reportou experiências com grupos de pacientes. “Aqui eu pude ensinar uma maneira talvez um pouco mais funcional e global de operar os pacientes, um pouco menos centrada nas lesões”, declarou o espanhol.
Outro tema importante foi debatido na mesa redonda moderada pela Dr. Cláudia Alessandra Eckley: “Síndrome Faringolaríngea do Refluxo Gastro-Esofágico”. E para completar a grade da supraespecialidade, mais uma aula sobre tendências em Laringologia fez sucesso, desta vez ministrada pelo Dr. Domingos Hiroshi Tsuji: “Métodos Avançados de Diagnóstico em Laringologia”. “O Dr. Domingos falou principalmente sobre os avanços, tanto na parte de material quanto em outros pontos interessantes”, analisou o presidente.
Na visão do 1º Tesoureiro da ABLV, Dr. Gustavo Korn, a participação do suíço Philippe Monnier foi um dos grandes destaques do evento. “O Prof. Monnier é uma das pessoas que mais tem experiência no mundo em cirurgia de via aérea pediátrica, e tê-lo entre a gente foi um grande privilégio”, disse. “O que mais chamou a atenção, tanto nos slides, quanto em conteúdo, foi a forma de organização característica do Prof. Monnier. Tudo é feito de forma surpreendentemente clara e sucinta”, completou.
Para Pedroso, o calor pernambucano e o conteúdo do congresso fizeram do evento um sucesso. “Em suma, o congresso foi muito satisfatório! Gostei bastante da parte científica e da parte social. Tivemos a oportunidade de jantar com os palestrantes em um lugar excepcionalmente lindo. Foi um privilégio muito grande!”, concluiu.
Confira fotos do evento:
Dr. Philippe Monnier (Suíça)
Dr. Ferran Ferran Vilà (Espanha)
Dr. José Eduardo de Sá Pedroso, presidente da ABLV
Dr. Gustavo Polacow Korn, 1º Tesoureiro da ABLV
Dr. Agrício Nubiato Crespo, Diretor Primeiro Vice-Presidente da ABORL-CCF