Fumar está entre as principais causas do câncer de laringe, mal que atinge 10 mil brasileiros por ano, segundo o INCA
Nesta quinta-feira (29/08), é celebrado o “Dia Nacional de Combate ao Fumo” para alertar a população sobre os malefícios do tabaco e os cuidados para combater a doença. O tabaco está entre as principais causas do câncer de laringe, doença que atinge 10 mil pessoas no Brasil todos os anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Ambientes fechados livres de fumo, aumento de preços e impostos, proibição da propaganda e promoção desses produtos, além do fim da adição de substâncias nos cigarros são as medidas mais efetivas para diminuir o consumo de cigarros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A lei que proíbe fumar em ambientes fechados foi sancionada em dezembro de 2011. Seu texto também proíbe propaganda de cigarros nos pontos de venda. No entanto, é necessária a regulamentação da lei, para que as medidas sejam cumpridas.
A proibição dos cigarros com aditivos de sabores e aromas, atrativos para novos consumidores, na maioria jovens, é uma vitória importante na luta contra o tabagismo. A proibição do mentol, cravo, canela, baunilha e outros sabores começará em 14 de setembro, segundo informa a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Fonte: Fundação do Câncer
http://www.cancer.org.br/noticia/929/29-de-agosto-dia-nacional-de-combate-ao-fumo